investimento

O desastre do meu primeiro investimento

Eventualmente, comecei a afastar-me da ideia de investir em imóveis e comecei a explorar outras oportunidades. Acabei por me deparar com a Amazon, mais especificamente, com a ideia de vender produtos na plataforma.

Inicialmente, senti alguma apreensão. À primeira vista, parecia ser uma forma simples de investir e não necessitava de me endividar para começar. Mas, como ainda ainda estava fresco na minha mente o desapontamento anterior com a ideia de investir em imóveis, fiquei hesitante.

No entanto, a ideia continuou a intrigar-me e, um dia, decidi arriscar e embarcar nesta nova aventura.

Comecei por explorar produtos que pensei que teriam potencial. Absorvi toda a informação que consegui sobre como adquirir o produto e negociar o preço com o fornecedor, como contratar uma transportadora, como colocar o produto à venda na plataforma e, por fim, como vender o produto.

Após invesitir no meu conhecimento, comprei o meu primeiro lote para vender na plataforma.

Estava empolgado e muito confiante no produto. Tinha absorvido todo o conhecimento que mencionei anteriormente e sentia-me um verdadeiro empreendedor. Cheguei mesmo a pensar que estava perto da minha independência financeira.

Infelizmente, esta experência acabou em desastre. As vendas foram muito fracas e lentas, e acabei por perder mais de metade do meu investimento inicial, cerca de 900€, para esgotar o stock, que consistia em apenas 30 unidades.

Novamente, fiquei desiludido com o mundo do empreendedorismo. Depois deste insucesso, debati-me sobre se deveria desistir e evitar que perdece mais dinheiro, ou tentar novamente e aprender com os meus erros.

Decidi assumir este prejuízo como custo de aprendizagem e continuei.

Muitas pessoas provavelmente teriam desistido após sofrerem esta perda financeira. No entanto, escolhi erguer-me e descobrir o motivo deste fracasso, na esperança de aprender com meus erros para alcançar o sucesso neste negócio.


Veja também no meu LinkedIn