No universo das marcas, existem dois tipos principais: Marca Pessoal e Marca Empresarial.
Constrói-se em volta da personalidade e das habilidades individuais de uma pessoa com o objetivo de criar uma imagem positiva e reconhecível dela como profissional.
Profissionais independentes, como freelancers, empreendedores individuais e consultores, utilizam este tipo de marca para se destacarem em mercados competitivos.
Geralmente este tipo de profissionais, têm um logótipo pessoal, um website ou um perfil profissional nas redes sociais.
A marca pessoal é desenvolvida com base em atributos como experiência, conhecimento, habilidades interpessoais e valores pessoais.
Por outro lado, este tipo de marca, molda-se em torno da identidade e dos valores da empresa. Tem como objetivo criar uma imagem forte e reconhecível no mercado.
É mais complexa e abrange diversos elementos, como o logótipo, o nome da empresa, a missão e visão, a cultura organizacional e a reputação.
Empresas de todos os tamanhos e setores adotam esta estratégia para se diferenciarem da concorrência, fidelizar clientes e construir uma imagem positiva.
Apesar das diferenças entre a estes tipos de marca, ambos podem ser complementares e trabalhar em conjunto para criar uma imagem positiva e forte no mercado.
Muitos profissionais independentes utilizam a sua marca pessoal para aumentar a visibilidade e credibilidade da empresa, enquanto as empresas exploram a marca empresarial para construir uma imagem forte e positiva.
É importante, ao criar ou ajustar a sua marca existente, utilizar ambos os tipos para proporcionar uma experiência mais completa aos clientes e demonstrar maior profissionalismo.
Pode ver também no meu LinkedIn
José Prates-Banha
Email: geral@prates-banha.com