Com esta nova lição dolorosa, aprendi a importância de me informar extensivamente antes de fazer qualquer novo investimento.
E assim fiz, passei os meses seguintes a aprender tudo o que pensei ser necessário, de forma a aumentar as minhas chances de sucesso.
Quando senti que já sabia o necessário e estava confiante nas minha habilidades, comecei novamente a procurar por potenciais produtos.
Desenvolvi um processo de eliminação, e com este processo, reduzi de dezenas de candidatos potenciais para apenas três.
Após encontrar potenciais candidatos, encomendava uma amostra do produto antes da compra em grande escala. Se a qualidade fosse do meu agrado, testava o produto durante um tempo indeterminado para garantir que a qualidade se mantinha. Se a primeira impressão do produto fosse negativa, nem o testava, e ele era imediatamente eliminado.
Dos três produtos finalistas, encomendei uma amostra de cada e, após o processo de eliminação através dos testes de qualidade, apenas passei a um produto final que me sentia confiante em vender.
Estava agora confiante no sucesso deste novo produto, decidi então tentar novamente vender na Amazon. Desta vez, arrisquei comprar uma quantidade maior, 194 unidades, pois estava cheio de confiança nos meus conhecimentos e no produto. Acrescentei também fatores de diferenciação do meu produto para os dos meus concorrentes.
Comprei as 194 unidades para reduzir o custo por cada unidade, uma vez que quanto mais compramos ao fornecedor, mais barato fica por unidade, o que, por sua vez, aumenta as margens de lucro.
Estava com muitas esperanças para este produto, uma vez que investira uma grande fatia das minhas economias, tinha aprendido lições importantes e desenvolvido um processo de eliminação. Por isso, esperava finalmente ter sucesso.
No entanto, quando os produtos chegaram aos armazéns da plataforma, as vendas não correram exatamente como esperado.
Pode ver também no meu LinkedIn
José Prates-Banha
Email: geral@prates-banha.com