O incrível sucesso de vendas do meu novo produto, estava prestes a ir por água abaixo.
Alguns dias depois daquela incrível noite de vendas, recebi a minha primeira devolução, o que me deixou um pouco confuso, já que, conforme o fornecedor me dissera, tinha um produto de qualidade.
No entanto, não dei grande importância a este episódio, pois era apenas uma devolução isolada.
Com o decorrer dessa semana, as devoluções continuaram a chegar, continuei a receber mais e mais, até que a taxa de devoluções atingiu cerca de 13%, o que era extremamente elevado.
Fui notificado pela plataforma de que, se não tomasse medidas rapidamente, o produto poderia ser removido ou, ainda pior, a minha conta poderia ser bloqueada.
Isto deixou-me profundamente preocupado, e comecei a pensar que poderia perder todo o meu investimento. O meu dinheiro estava na plataforma, e o risco de me bloquearem a conta fez-me pensar em tudo.
Mas, de repente, ouvi uma voz na minha cabeça a dizer “acalma-te!”. Percebi então que ficar a mil à hora com pensamentos negativos não ajudaria em nada.
Sentei-me, acalmei-me e concentrei-me em identificar a raiz do problema. Após alguma contemplação, percebi que, na que verdade o problema era eu.
Cometi o erro de encomendar um lote de cerca de 60 unidades de um produto que apenas vi através de um ecrã.
No momento em que descobri a raíz do meu problema, levei as mãos à cabeça e pensei para mim: “Que estúpido… como é que eu não pensei em comprar uma amostra para avaliar a qualidade?”
Foi este o meu grande erro, não ter avaliado nem testado a qualidade do produto, o que levou a todas estas devoluções devido à falta de qualidade. Acabei por dar um tiro no meu próprio pé…
Pode ver também no meu LinkedIn
José Prates-Banha
Email: geral@prates-banha.com